(Foto: Fernando Guerra)

studio mk27: Condomínio em Valcotos, Madri, Espanha

Multiplicado por dez, ganha força o recurso minimalista de dispor no espaço um único material ocultando a sua funcionalidade variável. Tal é o espírito do projeto do condomínio residencial de Valcotos, localidade de Madri, na Espanha, onde volumes brancos, puros, perpassam longas divisas de madeira agrupando-se em cinco pares de residências. O projeto é de autoria do estúdio paulistano de arquitetura mk27.

Este é o segundo projeto do escritório para o cliente espanhol que empreende e constrói. Como na experiência anterior – o conjunto Somosaguas, inaugurado em 2017 – o programa é de condomínio residencial privado mas, neste recente, em vez da ênfase no compartilhamento de espaços comuns a demanda foi pela subdivisão interna do terreno em propriedades autônomas, resguardadas entre si. Suzana Glogowski, diretora de arquitetura do estúdio e há 18 anos parte da equipe, explica que a particularidade de Valcotos é os terrenos serem grandes: mais de seis mil metros quadrados de área neste projeto. E o atrativo da região, destino para quem não deseja morar em apartamentos no centro urbano, são as escolas da área.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 7.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Clique e assineJá sou assinante