(Foto: Filippo Bamberghi)

Studio Arthur Casas: Kosushi Miami, Flórida (Estados Unidos)

Localizado em Miami, na Flórida, o projeto de Arthur Casas para o restaurante Kosushi mantém a linguagem atual com que o arquiteto, há mais de duas décadas, referenciou a cultura tradicional japonesa na arquitetura do estabelecimento. No novo endereço, porém, tal passagem se faz através de um elemento tridimensional, um cubo vazado que se prolifera no espaço, criando formas curvas em uma ambiência única, introspectiva.

Quando, em 2002, publicamos o projeto da segunda unidade do restaurante Kosushi, de culinária japonesa, salientamos a disposição do arquiteto Arthur Casas – também autor da primeira sede da marca – de equilibrar tradição e contemporaneidade na linguagem arquitetônica do estabelecimento. Passados 17 anos, a história se repete na unidade do Kosushi inaugurada em 2019 em Miami, na Flórida, igualmente concebida por Casas e equipe. Nela, porém, a referência aos encaixes da marcenaria tradicional japonesa ganha tridimensionalidade, justapondo-se módulos cúbicos e vazados de madeira que desempenham funções diversas: de luminária – o vazio é na medida do bulbo de uma lâmpada – à adega e a volumes ondulantes que perpassam paredes e teto, recriando a espacialidade original do imóvel.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 7.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Clique e assineJá sou assinante