Stefan Camenzind e Michael Gräfensteiner: Loja de pneus e galeria de arte, Zurique, Suíça

O escritório suíço Camenzind Gräfensteiner, dirigido pelos arquitetos Stefan Camenzind e Michael Gräfensteiner, desenhou um dos mais inusitados - em termos de programa - edifícios comerciais recentes: ele reúne loja/posto de serviços de pneus e galeria de arte em Zurique, Suíça. Estrategicamente situado, o conjunto foi um dos finalistas do Prêmio Internacional Borromini para Jovens Arquitetos 2001.

A localização privilegiada da loja de pneus – ao lado do lago da cidade suíça, de estação da ferrovia Zurique-Wollishoten e de uma avenida de tráfego intenso – levou os autores, integrantes de um dos mais conceituados escritórios da nova geração, a adotar uma proposta que explora a dualidade entre transparência e privacidade para responder a um programa pouco usual. Assim, utilizaram na edificação o conceito de prisma: no térreo funciona a loja de pneus; no pavimento superior, onde fica o depósito de produtos, a fachada transforma-se em galeria de arte, como um grande painel que pode ser observado pelos transeuntes e ocupantes dos automóveis que usam a avenida frontal para dirigir-se ao centro de Zurique.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 2,99 mensaisJá sou assinante