Spadoni e Associados Arquitetura: Pavilhão Hyundai, Rio de Janeiro

Muito automóvel e pouca arquitetura é, grosso modo, o que impera nas edificações construídas para revendedoras de veículos no Brasil. Comparada a elas, a série de pavilhões que o escritório Spadoni e Associados Arquitetura desenvolveu para a Hyundai é quase subversiva. Na unidade criada para a avenida das Américas, no Rio de Janeiro, fica de novo evidente o quanto a arquitetura contribui para a qualificação da marca e a redefinição da paisagem.

Vencedor de uma competição fechada realizada em 2008 pela Hyundai, montadora de origem sul‑coreana, para construir uma revenda de veículos no Morumbi, região sul da capital paulista, o escritório Spadoni e Associados Arquitetura debruçou-se por um ano e meio até chegar à solução do pavilhão de metal e vidro. Construído em apenas três meses, o conjunto – que, por sua força imagética, tornou-se o piloto de mais de uma dezena de lojas da empresa no país – alterou a relação da montadora com a arquitetura, tornando-se parte do processo de qualificação da marca junto aos consumidores.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 6,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 6,99 mensaisJá sou assinante