(Foto: Tarso Figueira)

Sotero Arquitetos: Requalificação da Praça Marechal Deodoro, Salvador, BA

A requalificação da Praça Marechal Deodoro, reaberta ao público em 6 de julho passado, faz parte dos projetos que o escritório Sotero Arquitetos tem desenvolvido para a prefeitura de Salvador. A melhoria da praça, localizada no Bairro do Comércio, integra o Programa Salvador 360 que, lançado pela municipalidade em 2017 e com prazo de validade até dezembro próximo, tem a requalificação do Centro Histórico como um dos eixos de ação. Sotero vai reforçando assim o seu portfólio de projetos urbanos – vale lembrar a Requalificação da Colina do Senhor do Bonfim e que estão em andamento as obras do Caminho da Fé e de requalificação da Rua do Curuzu -, sempre com o propósito de dar expressão “a elementos do tecido urbano, culturais, arquitetônicos ou paisagísticos, através do desenho rigoroso”. Assinala o arquiteto Adriano Mascarenhas, titular do escritório.

A citação ecoa dois aspectos estruturantes do projeto de requalificação da Praça Marechal Deodoro, que são o ordenamento visual encadeado à sequência de árvores – oitizeiros, plantados no local na virada para o século 20 – e a citação da arquitetura modernista do entorno através da presença, nas novas paradas de ônibus da praça, de pilares de idêntico diâmetro e espaçamento daqueles dos pilotis de prédios vizinhos.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 7.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Clique e assineJá sou assinante