Sotero Arquitetos: Casa do Bomba, Palmeiras, BA

A chapada Diamantina, na Bahia, é o cenário para o qual o estúdio Sotero Arquitetos projetou a casa do Bomba, localizada em Palmeiras, município que fica a mais de 400 quilômetros de Salvador. O volume de concreto - a pedra concebida pelo homem, na definição do autor - elevado do solo, entre duas montanhas de rochas, com varanda em balanço e franqueado à paisagem, é o retiro de uma família para afastar-se da vida cotidiana na metrópole.

“Paisagens deslumbrantes de montanhas, cânions, grutas, rios e cachoeiras, além das exuberantes fauna e flora típicas do cerrado e do sertão.” A descrição, que poderia fazer parte de um catálogo turístico, é de Adriano Mascarenhas – titular do escritório Sotero Arquitetos, de Salvador -, listando algumas das atrações da chapada Diamantina, para a qual ele e sua equipe desenharam a residência do Bomba (leia texto nesta edição sobre o Prêmio Asbea), em propriedade distante oito quilômetros da vila Caeté‑Açu.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 2,99 mensaisJá sou assinante