(Foto: Rômulo Fialdini)

Sidonio Porto Arquitetos e Associados: Residência Ossamu, Itupeva, São Paulo

Um único bloco linear agrega a totalidade do programa desta casa de campo de condomínio residencial de Itupeva, no interior de São Paulo, inserida em lote de generosas dimensões e topografia em aclive. Rotacionada ligeiramente em relação às divisas e posicionada de modo a variar a sua relação com o perfil original do solo, a casa - ora semi-enterrada, ora assentada no chão ou suspensa - tem aberturas principais voltadas para a insolação Norte, que aponta para o lago do campo de golfe do empreendimento.

São três pavimentos dedicados aos dormitórios (primeiro), área social (intermediário) e sala de jogos / adega (inferior), cuja leve rotação em relação às divisas otimiza a linearidade da implantação e faz a construção interagir com as curvas de nível. O perfil ascendente do terreno se acentua em torno do vértice sudeste, próximo ao qual a casa evolui da condição semi-enterrada para aquela assentada no solo. Mas na ponta oposta, voltada ao poente, a suspensão da construção origina um volume “que se destaca na paisagem e parece levitar devido à existência de poucos e recuados pilares, criando uma solução arquitetônica e estrutural muito interessante”, descrevem os autores no memorial do projeto. De resto, manteve-se essencialmente o perfil natural do lote, aplainado no platô da piscina, área de serviços e garagem.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 7.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Clique e assineJá sou assinante