(Foto: Pregnolato & Kusuki)

SIAA ARQUITETOS + HASAA: Território CEU Parque do Carmo, São Paulo

Com projeto executivo de arquitetura assinado pelos escritórios paulistanos SIAA Arquitetos e HASAA, o Território CEU Parque do Carmo é um exemplo do novo conceito Território CEU, adotado a partir de 2013 pela prefeitura de São Paulo. Ele ocupa a área de um antigo clube municipal degradado, demolido para dar lugar ao equipamento que oferece à população unidade educacional associada a atividades culturais, esportivas e de lazer.

O CEU Parque do Carmo é uma das 13 unidades já concluídas que representam a terceira geração dos Centros Educacionais Unificados (CEU), equipamentos da prefeitura da capital paulista voltados à educação e a atividades esportivas, recreativas e culturais. O novo modelo, denominado Território CEU, foi elaborado por uma equipe multidisciplinar da prefeitura paulistana e prevê a implantação do programa em centros esportivos municipais degradados e a sua integração a outros equipamentos públicos próximos. O projeto executivo do novo sistema padronizado, ou seja, o detalhamento dos três blocos do novo modelo CEU, foi selecionado por licitação de que saiu vencedor o escritório HASAA, da arquiteta Helena Ayoub Silva.  Entre as mudanças trazidas pelo novo conceito estão a possibilidade de usar lotes menores e eliminar itens do programa, além da implantação das unidades em outras regiões da cidade, e não somente na periferia.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 2,99 mensaisJá sou assinante