Serrano e Giovannitti Arquitetos Associados: Centro de pesquisas educacionais em Guarulhos (SP)

O centro de estudos e pesquisas educacionais da Sociedade Agostiniana de Educação e Assistência, concluído no início deste ano, foi projetado pelos arquitetos Márcio Serrano, Vincenzo Giovannitti e Válter Gloder, da Serrano & Giovannitti Arquitetos Associados. O terreno, localizado na periferia de Guarulhos, SP, possui topografia acidentada e é coberto, em sua maior parte, por uma reserva vegetal de pinheiros. Dirigida por padres da ordem de santo Agostinho, a entidade possui uma série de instituições de ensino com fins lucrativos, cujo objetivo é arrecadar recursos a serem revertidos em projetos sociais.

Após adquirir um lote para a construção de uma creche destinada à população carente local, os padres agostinianos perceberam que o terreno comportaria uma construção maior. Imaginaram então um programa mais complexo, capaz de abrigar assembléias, grupos de estudos e pesquisas. O projeto desenvolvido por Serrano, Giovannitti e Gloder utiliza 40% de elementos pré-fabricados – um elevado índice de industrialização para os padrões brasileiros. Retoma, de certa forma, a questão da tecnologia construtiva aplicada a edifícios religiosos, que teve maior expressão até a Idade Média.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 2,99 mensaisJá sou assinante