(Foto: André Scarpa)

Sergio Sampaio: Torre INC50, Itu, São Paulo

O caráter empreendedor do arquiteto Sergio Sampaio foi aspecto destacado na matéria sobre a Torre INC50 quando esta se encontrava em fase de projeto. Comparando desenhos e fotos da obra percebe-se que vingou o seu discurso sobre a viabilidade da construção industrializada do edifício - tanto no que se refere às vedações, quanto às lajes e à estrutura mista -, uma alternativa ao emprego das técnicas tradicionais de moldagem no local e de vedação com alvenaria de bloco.

O bairro em que está localizada a torre comercial que, com seus 12 pavimentos-tipo foi projetada para permitir a configuração de salas de 44 até 440 metros quadrados, se desenvolve lentamente. As fotos de André Scarpa que publicamos aqui evidenciam a persistência da ocupação rarefeita do local, conforme mencionado por Sampaio na matéria que publicamos em 2015, sendo os vizinhos imediatos construções térreas e de pequeno porte. A tendência porém, dada a proximidade com o centro de Itú, cidade que faz parte da região metropolitana de Sorocaba, em São Paulo, é o adensamento e a diversificação do uso do solo urbano, cenário preconizado pelo projeto do arquiteto.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 7.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Clique e assineJá sou assinante