Sergio Camargo Arquitetos Associados: Agência Grey Brasil, São Paulo

Duas áreas bem delimitadas conformam a sede do grupo de publicidade Grey Brasil, projetada pelo arquiteto Sergio Camargo. É o primeiro escritório a ocupar o novo edifício com fachada curva de vidro na região comercial da avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, em São Paulo, com vista para o entorno comercial, de um lado, e para a marginal do rio Pinheiros, do outro. Estão voltadas para essas paisagens, respectivamente, as zonas reservadas de trabalho e as áreas sociais e de reuniões.

Todo o núcleo de circulação vertical e sanitários está no centro da laje, que mede cerca de 1,5 mil metros quadrados de área. O setor de serviços, então, delimita as duas principais zonas do programa, basicamente definidas enquanto áreas acessíveis ou vedadas à circulação dos clientes. A exemplo dos recentes projetos de Sergio Camargo na seara corporativa, há certo despojamento nos interiores da agência de publicidade Grey Brasil, sobretudo pelo desenho especial de mobiliário e divisórias e pela ação recorrente de interromper o forro em trechos do escritório. Esta solução vale para otimizar o pé-direito e a configuração da linguagem arquitetônica, mas também para favorecer a logística da manutenção. Em pontos estratégicos da rede de instalações, maquinários de climatização e dados, por exemplo, são facilmente acessíveis porque estão expostos.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 2,99 mensaisJá sou assinante