Três planos de fachada articulados por uma rótula são as características marcantes do Platanus

Schumacher & Machado Arquitetos: Edifício Platanus, Caxias do Sul, RS

O projeto do Platanus - um edifício comercial de pequeno porte, com programa simples - foi desenvolvido pelo escritório Schumacher & Machado para um terreno estreito, com 12 metros de frente, voltado para um belo parque urbano. Na época, o plano diretor de Caxias do Sul, RS, admitia a total ocupação dos lotes nos limites laterais. Definido pelos autores como um prédio-fachada, ele se destaca pelos recursos de volumetria aplicados na fachada frontal, em três planos, e pelo elevador panorâmico situado atrás de um átrio cilíndrico envidraçado, para que os usuários possam usufruir das vistas do parque.

Segunda maior cidade do estado em população e renda – sua base econômica é a indústria metal-mecânica Caxias do Sul, no interior gaúcho, não apresenta arquitetura marcante. Na última década foram implantados no município diversos prédios comerciais de pequeno porte. O Platanus, concluído há cerca de dois anos, inclui-se nessa tipologia. Trata-se de um programa simples: apenas uma sala comercial por pavimento. A personalidade da proposta – por opção dos arquitetos e até por estímulo indireto da legislação urbana então vigente – concentrou-se sobretudo na volumetria da fachada principal. Com efeito, o plano diretor da cidade permitia, na época da aprovação do projeto, que os edifícios fossem construídos sem recuo lateral, ocupando a totalidade do lote. Assim, pela própria dinâmica da ocupação periférica dos quarteirões, as empenas laterais e de fundo não mereciam maior cuidado.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 6,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 6,99 mensaisJá sou assinante