Pavilhão do Kuwait na Expo 92 - Sevilha, Espanha, 1991/92 (Foto: Cortesia/Santiago Calatrava)

Santiago Calatrava: O engenheiro e seus esqueletos

Arquiteto, engenheiro e um pouco escultor, Santiago Calatrava Valls se impôs como uma das mais curiosas figuras do mundo da construção, cuja obra insólita tinge-se de surrealismo.

Se se pudesse reunir sob o mesmo teto uma coleção dos edifícios projetados por Santiago Calatrava em apenas 12 anos de atividade, seria possível passear, como o fazem os ratinhos nas horas em que os museus estão fechados, por entre os esqueletos dessas enormes galerias de paleontologia ou anatomia comparada tão ao gosto do século 19. Seria como um gigantesco ossuário branco, um pouco irreal e maravilhoso, semeado de algumas monstruosidades. Ofereceria uma acumulação de formas isoladas, às vezes levantando ao céu seus membros esguios, apoiadas sobre articulações redondas e atarracadas, misturando o ritmo regular de suas costelas e barbatanas, as pontas de suas garras, de seus bicos e seus ganchos em bizarros amontoados de ossinhos e vértebras de aparência instável.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 2,99 mensaisJá sou assinante