(Foto: Leonardo Finotti)

Saboia + Ruiz Arquitetos: UBS – Parque do Riacho, Brasília

Resultado de um dos raros concursos de arquitetura para equipamentos públicos que não sejam de edifícios grandiosos e emblemáticos, a Unidade Básica de Saúde do Parque do Riacho, no DF, é dividida em blocos organizados por pátios internos que humanizam o ambiente hospitalar a partir da criação de um microcosmo de proteção e tranquilidade. Essa estratégia ampliou a volumetria do edifício e qualificou o espaço público, valorizando a comunidade e promovendo a sensação de pertencimento nos moradores locais.

Esta Unidade Básica de Saúde (UBS) faz parte do Residencial Parque do Riacho II, com 369 edifícios distribuídos por 42 condomínios, totalizando 5904 apartamentos. O empreendimento foi viabilizado pelo programa Minha Casa Minha Vida e construído em uma faixa de 100 metros de largura com quadras habitacionais que se estendem por nove quilômetros ao longo da rodovia DF- 001, no Distrito Federal.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 7.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Clique e assineJá sou assinante