Ruy Ohtake: Hotel Unique, São Paulo

Desde o início de 2000, a construção de um volume inusitado chama a atenção de quem transita pelas imediações do parque Ibirapuera. A curiosidade está desfeita: trata-se do Unique, hotel projetado por Ruy Ohtake. O edifício reúne elementos que consagraram o arquiteto como um dos expoentes da arquitetura brasileira - como curvas e empenas de concreto - e inovações - como a caixilharia e o revestimento de cobre.

O empreendimento está situado em um corredor comercial (com gabarito máximo de 25 metros), em meio a arborizada zona residencial. É uma espécie de hotel design, com espaços diferenciados e atendimento personalizado. Porém, ao contrário da adaptação de edifícios feita mundo afora pela dupla Ian Schrager (empresário) e Philippe Starck (designer), o Unique foi inteiramente construído. Devido à sofisticação pretendida, o projeto atendeu a um pré-requisito que é um desafio e, ao mesmo tempo, o anseio de qualquer profissional do traço: ele teria, a todo custo, que destacar-se pela arquitetura. Dito e feito: ninguém fica indiferente ao volume criado.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 2,99 mensaisJá sou assinante