Ruy Ohtake Arquitetura e Urbanismo: Centro cultural, Jacareí, SP

O projeto de Ruy Ohtake para o Centro Municipal de Educação Adamastor, em Guarulhos (leia PROJETOdesign 290, abril de 2004), serviu de referência para que o arquiteto paulistano fosse convidado a conceber este centro cultural e educacional em Jacareí, no Vale do Paraíba, inaugurado no final de 2014. Implantado no trajeto entre a rodovia Presidente Dutra e a cidade, o complexo é constituído por teatro (cerca de 750 lugares), área de exposições, salas multiúso, creche, equipamentos de lazer e centro de atividades para a terceira idade.

A abordagem escultural, de cores e formas sinuosas e intensas, segue definindo a linguagem arquitetônica de Ruy Ohtake, que faz da extravagância – ele se refere ao complexo de Jacareí como um brado no Vale do Paraíba – a estratégia para marcar presença no território, sobretudo quando se trata, como neste projeto, de um entorno de ocupação ainda rarefeita. Criar um teatro com fosso para orquestra, um centro de artes visuais e educativo, além de espaços recreativos para jovens e a terceira idade, constituía o programa da encomenda, desenvolvido de forma que os setores principais foram conectados pelo arquiteto através de praças e átrios de amplas dimensões. A grandiosidade do espaço, assim, é par indissociável da opulência visual do conjunto.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 2,99 mensaisJá sou assinante