(Foto: Maíra Acayaba)

Roberto Moita: Casa Treliça, Manaus

Roberto Moita é um arquiteto multiforme, que tem alternado ao longo da carreira o trabalho no setor público com aquele privado, o empreendedorismo e a atuação junto ao mercado imobiliário com a concepção de obras de pequena escala. Atento à tradição construtiva e às particularidades ambientais e sociais do seu contexto de atuação, o amazônico, o programa residencial unifamiliar voltou recentemente ao centro de sua atenção. O objeto desta matéria é a Casa Treliça, localizada em condomínio residencial ao norte de Manaus. Preservar a mata secundária é o mote do projeto, baseado na concentração da construção em bloco único na porção sul lote, com presença rarefeita da vegetação, bem como no cuidadoso dimensionamento dos ambientes - nem pequenos, nem grandes demais - para criar-se a sensação de aconchego.

Quando começou a trabalhar no projeto da Casa Treliça, de Manaus, fazia um ano que o arquiteto Roberto Moita voltara a atuar plenamente no seu escritório próprio, em 2017, depois de três anos de atuação prioritária no setor público. De 1º de janeiro de 2013 a 31 de dezembro de 2016 ele foi Diretor-Presidente do Implurb, o Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Manaus. O momento da retomada não era favorável economicamente à empresa, sendo uma das frentes de trabalho de interesse de Moita a do mercado imobiliário – em retração na cidade naquele momento -, sobretudo pelo enfrentamento do mito de que não existe boa arquitetura quando o lucro é um imperativo. O retorno à prancheta, assim, ocorreu com a concepção de obras de menor escala, as residências unifamiliares, ao que se seguiram encomendas de projetos maiores. “Foi um bom reencontro com o ofício e com o cuidar de arquitetura”, comentou o arquiteto em uma de nossas conversas. Estão aí embutidas duas das suas distinções profissionais, que são o apego às minúcias do desenho e, complementarmente, a articulação do projeto com a obra a fim de viabilizá-la em harmonia com o contexto; bem como a interação constante da teoria com a prática no seu pensamento arquitetônico.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 7.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Clique e assineJá sou assinante