(Foto: Haruo Mikami)

Renata Dutra Arquitetura + BLOCO Arquitetos: Escritório de Advocacia, Brasília

A presença atípica em bairro residencial no centro do Lago Sul, em Brasília, tem dupla anuência: pouco movimentados, escritórios de advocacia são admitidos no entorno com o aceite dos moradores e, no que diz respeito à arquitetura, a integração dos tempos diversos da construção - novo e antigo - ocorre através de uma cobertura metálica. Sucedem-se os planos inclinados que lembram a tipologia residencial circundante, mas com identidade marcante.

Este escritório de advocacia ocupa dois lotes remembrados na região do Lago Sul, em Brasília, próximo a um centro comercial. O projeto foi iniciado pela arquiteta Renata Dutra como uma ação de campo orientada ao máximo aproveitamento dos elementos da construção existente mas, demolindo-se paredes, forros e revelando a estrutura, a constatação foi da excessiva compartimentação e irregularidade da edificação frente as demandas do programa para a criação de espaços amplos e integrados. Reorientando o projeto após a fase inicial de demolições exploratórias, assim, a profissional convidou a equipe do BLOCO Arquitetos para assumirem conjuntamente a encomenda. “Chegamos na ruína”, rememora o início da ação o arquiteto Matheus Seco, um dos titulares do escritório brasiliense.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 7.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Clique e assineJá sou assinante