(Foto: Igor Ribeiro)

Rede Arquitetos: Conjuntos de casas e edifício de uso misto, Sobral (CE)

Encarregados da criação de unidades residenciais para 25 terrenos com dimensões variadas, os profissionais do Rede Arquitetos, do Ceará, conceberam uma mesma tipologia para casas térreas, de dois e três dormitórios, associadas sem série. O encadeamento harmônico de elementos construtivos privilegia a visão do conjunto arquitetônico, ao qual foi incorporado um edifício de uso misto idealizado para o lote maior, de esquina. A coesão, ou frente urbana como salientam os autores, resultante é um bem-vindo contraponto aos momentos e formas diversas de ocupação do entorno.

Inseridos em loteamento de área de expansão urbana de Sobral, a segunda cidade mais povoada do interior do Ceará, o grupo de casas e o edifício de uso misto a elas vizinho foram desenhados pela equipe do Rede Arquitetos com o intuito de criar conjunto agradável no entorno em processo de consolidação. O loteamento, Moradas da Boa Vizinhança II, está localizado no semiárido cearense e possui grande dimensão: são 2,7 mil lotes no total, distribuídos em 975 mil metros quadrados de área. Nele, os arquitetos do Rede foram encarregados da criação de unidades residenciais para três tipos distintos de propriedades. Um conjunto de onze lotes de 175 metros quadrados de área, com frente de sete metros; outro com 13 lotes de 210 metros quadrados de área, também com sete metros de frente; e um lote de esquina. Este, possui 250 metros quadrados de área e é uma das extremidades da série de terrenos menores.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 7.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Clique e assineJá sou assinante