(Foto: Steve Rosenthal)

Rafael Moneo: Museu Davis, Massachusetts, EUA

O urbano e o idílico. Com sua aguda compreensão das peculiaridades do campus do Wellesley College, o arquiteto demonstra, em sua primeira obra nos Estados Unidos, que pode transformar em lente cristalina o aparente obstáculo que é a distância entre o observador estrangeiro e seu objeto de estudo.

A arquitetura e o arquiteto são um produto de seu meio e seu tempo, afirma o espanhol Rafael Moneo em suas aulas, ao identificar as circunstâncias que contribuem em cada obra e autor que analisa. Lecionando teoria e projeto de arquitetura desde os anos 60, em Madri, Barcelona e como chairman na Harvard Graduate School of Design, sua postura ética rigorosa em relação à arquitetura tem exercido influência constante nos alunos, conduzindo seu ensino com segurança dentro da tradição moderna, neste período em que abundam outras tentações estilísticas.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 7.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Clique e assineJá sou assinante