Paulo Mendes da Rocha e Piratininga: Praça dos Museus e Praça do Pôr do Sol, São Paulo

Estão em desenvolvimento no campus Butantã da Universidade de São Paulo dois grandes projetos de Paulo Mendes da Rocha: a praça dos Museus, em construção, concebida na sua nova fase em parceria com Piratininga Arquitetos; e a praça do Pôr do Sol (parcialmente dedicada à nova sede do Museu de Arte Contemporânea - MAC), uma criação compartilhada com Pedro Mendes da Rocha.

Vizinhos, os dois espaços deverão configurar uma nova frente da cidade universitária, na sua interface com Osasco, abrigando institutos carentes de sedes próprias ou adequadas – veja, na implantação ao lado, os programas dos complexos. Mais de uma década separa no tempo as concepções desses dois trabalhos, que, no entanto, compartilham a ideia de adensar a ocupação do campus. Nesse sentido, apesar do partido horizontal de um e vertical do outro, o que os organiza é a lógica de distribuição vertical dos fluxos, do público em direção ao mais restritivo.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 7.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Clique e assineJá sou assinante