(Crédito: Clara Jaxuka)

Plataforma Cidade Floresta: Centro Cultural e de Mídia Jupaú, Aldeia Jamari, RO

O Centro Cultural e de Mídia Jupaú ajuda a manter viva a memória e a resguardar o território do povo jupaú, situado no norte do estado de Rondônia. O espaço foi construído com o apoio de lideranças locais usando madeiras apreendidas durante fiscalizações do Ministério Público na região.

Os jupaús, também denominados uru-eu-wau-wau, são um povo indígena que ocupa um território com cerca de dois milhões de hectares em uma área remota no norte de Rondônia, a cerca de cinco horas de carro de Porto Velho. Esse povo viveu em isolamento até o final dos anos 1970, quando começou o avanço da ocupação de suas terras. Boa parte da população mais velha foi assassinada e o contato com invasores disseminou doenças, combinação que quase extinguiu a etnia ao longo das décadas de 1980 e 1990. Hoje estima-se que o povo jupaú conte com apenas 150 indivíduos, a maioria composta por jovens. Os homens passam a maior parte do tempo fora da aldeia, ocupando postos de observação e defesa contra a invasão de grileiros, madeireiros ilegais e garimpeiros, o que fez surgir a ideia de usar a tecnologia para auxiliá-los no resguardo da área já demarcada.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 6,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 6,99 mensaisJá sou assinante