Foto: Renato Navarro

Pitá Arquitetura: Escritório Pitá Arquitetura, São Paulo

Além da diversidade de projetos do Pitá Arquitetura, a expertise da equipe de arquitetos é criar espaços corporativos para clientes, sobretudo do setor da economia criativa. Quando chegou o momento de projetar a nova própria sede, implantada no 16º andar do Edifício Itália (região central de São Paulo), de par com o emprego de elementos consolidados no seu portfólio - como a mescla de tipologias diversas de espaços de trabalho e a integração visual das equipes - radicalizaram a prática da customização de elementos que contam a sua história e valores institucionais. Mas, atenção: é uma narrativa que se mostra aos poucos, conforme se caminha pelo ambiente, através de um projeto pautado pela revelação, sequencial, de pequenas e grandes surpresas visuais.

Os 450 metros quadrados de área da nova sede do escritório Pitá Arquitetura correspondem à metragem máxima almejada pelos arquitetos quando decidiram, no início de 2019, mudarem de endereço. Alocados na época em sobrado nas imediações da Avenida Brigadeiro Faria Lima, na zona oeste de São Paulo, eram três as diretrizes espaciais que estabeleceram para a escolha do novo imóvel: que fosse plano, de modo a facilitar a interação espontânea entre as equipes; que excedesse os 180 metros quadrados de área em que trabalhavam, estipulando-se o intervalo de 350 a 450 metros quadrados para a busca; e que fosse bem localizado, tanto no que diz respeito à acessibilidade por modais diversos quanto à vitalidade do entorno, inclusive após o horário comercial. Tendo examinado uma lista de 110 potenciais imóveis e deles visitado uma dezena, a escolha foi pela laje do 16º pavimento do Edifício Itália, localizado no centro da capital. Descartada a opção por andar mais elevado no mesmo edifício, aos arquitetos foi tocante visibilidade híbrida do entorno naquela altura: vê-se a copa das árvores da Praça da República mas também com nitidez a movimentação das pessoas pela cidade, numa relação dupla de distanciamento e pertencimento à dinâmica cotidiana do bairro.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 7.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Clique e assineJá sou assinante