(Foto: Nelson Kon)

Piratininga Arquitetos: Galeria Arte 132, São Paulo

De difícil decodificação no início do projeto, a dissociação entre os planos de piso e cobertura foi a chave criativa para a reforma de uma antiga residência, em São Paulo, transformada em galeria de arte. A fluidez do percurso expositivo dá ritmo à dinâmica dos elementos preservados da edificação original, ao que se soma a confortável iluminação - natural e artificial. O resultado é uma galeria com ambiência convidativa à permanência, ao estar.

Esta galeria de arte está localizada no bairro de Moema, em São Paulo, e é excessão na vizinhança. A presença incomum no entorno se deve à vontade da dupla de proprietários, um casal de engenheiros, de reunir próximo à sua residência a coleção de arte que possui e disponibiliza-la para visitação, intercalada à mostras de obras de outros artistas. São pinturas, gravuras e esculturas de escala compatível com a doméstica, baseando-se o projeto na apropriação de uma antiga casa em desuso composta por três pavimentos em meios níveis, outrora com três dormitórios e caracterizada por arquitetura não banal. A inauguração ocorreu com a mostra “Alturas”, com pinturas de Alex Flemming.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 2,99 mensaisJá sou assinante