Peter Pran: Hospital psiquiátrico, Nova York, EUA

A excepcional localização do novo Instituto Psiquiátrico do Estado de Nova York, de autoria do arquiteto norueguês, radicado nos Estados Unidos, Peter Pran, em um dos últimos grandes lotes disponíveis na ilha de Manhattan, em Nova York, praticamente definiu o partido arquitetônico adotado. Arquiteto radicalmente filiado ao modernismo, o autor projetou um hospital que impressiona pela monumentalidade, elegância e posicionamento no terreno.

Encravado em uma das poucas áreas verdes restantes em Manhattan, o hospital é ligado, ao sul, por uma ponte/passarela metálica ao Hospital Presbiteriano de Colúmbia; ao norte, seu laboratório conecta-se, também por ponte/passarela metálica, ao centro de pesquisa médica Kolb. Situa-se entre duas grandes vias de circulação da ilha, com vista privilegiada para a ponte George Washington, sobre o rio Hudson, que faz a ligação entre a zona norte de Manhattan e o continente. As pontes/passarelas criam um cenário de grande impacto e beleza plástica: elas permitem a passagem de automóveis, em sua parte superior, e, embaixo, circulam os pedestres, protegidos pela cobertura por onde passam os carros.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 7.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Clique e assineJá sou assinante