As linhas do Porto Alegre Centro de Convenções harmonizam-se com os outros blocos do conjunto (Foto: Bryan Parsley)

Pedro Simch, Carlos Flesch e Milton Cunha: Porto Alegre Centro de Convenções, RS

Um teatro capaz de receber mais de 1 800 pessoas, cujo palco tem 41 metros de largura por 16 de profundidade, é o elemento principal do mais novo centro de convenções de Porto Alegre. A equipe encarregada do projeto encomendado por instituições que congregam as indústrias gaúchas teve como coordenador o arquiteto Pedro Simch, que é também responsável por outros edifícios já construídos no local. No bloco do centro de convenções, ele adotou a mesma tipologia das edificações existentes, realizada com materiais de baixo custo, boa qualidade, duráveis e de fácil manutenção.

O Porto Alegre Centro de Convenções é parte de um grande projeto elaborado em 1981 pelo escritório do arquiteto Pedro Simch para o Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Ciergs), a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) e a diretoria regional do Serviço Social da Indústria (Sesi). Implantado na avenida Assis Brasil, zona norte da cidade, e construído por etapas, o conjunto segue um partido aberto, horizontal. As atividades das diversas entidades são desenvolvidas em edifícios independentes, que se ligam por uma ampla circulação. Ela é uma espécie de coluna vertebral do conjunto: integra os espaços, cria áreas verdes entre os blocos e estrutura as redes de instalações que, através de shafts, alcançam os forros dos pavimentos de todos os edifícios.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 6,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 6,99 mensaisJá sou assinante