Paulo Mendes da Rocha e Metro Arquitetos: Cais das Artes, Vitória

Principal obra de Paulo Mendes da Rocha em construção no Brasil, o Cais das Artes, localizado em Vitória (cidade natal do arquiteto), tem inauguração parcial prevista após maio próximo, quando deverão ser concluídos o anexo e o edifício expositivo. Para até o final do ano estima-se a abertura do teatro, o que possibilitará ao público a fruição total da nova frente marítima oferecida pelo projeto.

A localização do complexo do Cais das Artes na enseada do Suá, junto à extremidade atlântica da bacia de Vitória – que separa a capital capixaba da vizinha Vila Velha -, é um aspecto valorizado pelo projeto de Paulo Mendes da Rocha em conjunto com o escritório Metro Arquitetos. Do programa cultural, os autores depreenderam a criação de três edificações: a expositiva, uma construção com área de projeção de cerca de 150 metros de comprimento por 25 metros de largura, junto à frente d’água; o anexo a ela conectado, um edifício com planta quadrada (23 metros de lado); e, na extremidade oposta ao anexo, o teatro, um bloco com projeção de 69 x 69 metros cujo passeio térreo invade o mar.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 7.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Clique e assineJá sou assinante