Paulo Mendes da Rocha: Casa Gerber, Angra dos Reis, RJ

Publicamos nesta edição uma matéria diferente do usual em PROJETOdesign. Se a nossa identidade é a excelência e a atualidade da arquitetura brasileira, ou seja, levar ao leitor projetos e obras recentes e de elevada qualidade, vale, neste caso, abrir uma exceção temporal para apresentar uma residência que há pouco completou quatro décadas de existência. O seu autor é Paulo Mendes da Rocha e o local de inserção é o Rio de Janeiro, na bela costa de Angra dos Reis.

O texto do historiador Daniele Pisani centra esforços na análise do diálogo estabelecido pelo projeto  – e, no geral, pela arquitetura de Mendes da Rocha – entre a construção e a natureza, partindo do levantamento de material de época (fotos e desenhos pré-executivos) pertencente aos arquivos do arquiteto e dos proprietários, assim como da vivência da casa por Pisani. Fotos de Leonardo Finotti dão suporte à reportagem, atestando a boa saúde da edificação mesmo na iminência de passar por trabalhos de requalificação, para sanar desgastes normais de uso e da ação da maresia. O  leitor tem, assim, a oportunidade de conhecer uma casa de 40 anos e inédita, que se chegou a acreditar demolida por causa da quase ausência de registros no escritório do arquiteto, mas que atesta o vigor e a consistência da carreira de Mendes da Rocha.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 7.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Clique e assineJá sou assinante