Vista aérea do parque D. Pedro

Paulo Mendes da Rocha + MMBB: Terminal de ônibus do parque D. Pedro, São Paulo

Evitando soluções convencionais, terminal paulista se destaca pela desconcertante leveza da cobertura. Um projeto elaborado com a participação do arquiteto Paulo Mendes da Rocha já desperta interesse e curiosidade. Ainda mais quando se trata de um equipamento urbano que marca a paisagem com sua área coberta superior a 9 mil metros quadrados. No caso desse terminal urbano, que rejeita as soluções triviais, o interesse é mais do que justificado. Afinal, ele se destaca pela leveza da cobertura, cuidadosamente projetada. O sistema construtivo utilizou casca de fibra de vidro suspensa numa estrutura metálica que se apóia em pilares de concreto armado.

O novo terminal de ônibus urbanos do parque D. Pedro, na região central da cidade de São Paulo, foi projetado pelos arquitetos Paulo Mendes da Rocha, Milton Braga, Ângelo Bucci, Fernando Franco e Marta Moreira. Equipamento de escala metropolitana, por ali circulam diariamente cerca de 175 mil pessoas. Além de servir para embarque e desembarque, funciona como terminal de transferência para quem vem da região leste de São Paulo e faz baldeação, pelo sistema de trólebus, para outros terminais da cidade.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 2,99 mensaisJá sou assinante