Paulo Cesa Filho: Residência, Gramado, RS

A beleza natural e a qualidade de vida da cidade de Gramado, na serra gaúcha, motivaram o arquiteto Paulo Cesa Filho a construir no município a sua residência. No projeto, Cesa recorreu à madeira como principal elemento construtivo, utilizando-a à maneira da tradicional arquitetura gramadense. A linguagem, contemporânea, faz uso de materiais típicos da arquitetura vernacular.

O projeto de Cesa incorpora elementos da tradição construtiva local e busca, na escolha dos materiais típicos da arquitetura vernacular daquela região serrana (madeira, pedra, tijolo in natura e telha metálica), uma relação harmoniosa com a paisagem. A linguagem, no entanto, é contemporânea. “O projeto reedita alguns fetiches da tradição local sem realizar os pastiches ou simulacros tão comuns na cidade”, avalia o autor. Segundo o arquiteto e crítico gaúcho Maturino Luz, o turismo predador estimulado pelo poder público contribuiu para que a paisagem cultural de Gramado fosse paulatinamente descaracterizada, a partir da década de 1970. A vertente projetual adotada por Cesa, porém, busca resgatar a cultura local.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 6,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 6,99 mensaisJá sou assinante