Ospa Arquitetura e Urbanismo: Campus da UFCSPA, Canoas, RS

O campus que a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) planeja construir em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, deverá ser implantado com base em projeto do escritório gaúcho Ospa Arquitetura e Urbanismo, vencedor de concurso público nacional de arquitetura cujo resultado foi divulgado no início de outubro.

Informalmente tratado também como campus esportivo, o complexo educacional da UFCSPA é chamado de campus Igara, nome do bairro onde se localiza o terreno de 24,6 mil metros quadrados cedido pela prefeitura de Canoas para a futura construção. A gleba fica na rua Dra. Maria Zeli Carneiro de Figueiredo, em frente das instalações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IRFS). O edital do concurso para o projeto da UFCSPA informava que o campus deverá abrigar dez novos cursos, a serem implantados em duas etapas, o que deveria estar previsto no plano diretor apresentado pelas propostas participantes da competição. “A partir do partido arquitetônico escolhido pretende-se a leitura dos princípios e conceitos da universidade, tornando-se assim uma referência para suas atividades no país”, orientava a instituição no documento.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 7.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Clique e assineJá sou assinante