Novíssima geração em 2002: Arquitetos espalham-se pelo Brasil

Ao final de 2001, a Abea - Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura contabilizava a existência de quase 140 cursos de arquitetura no país. A maior parte deles funciona no estado de São Paulo, que tem 41 cursos. O Rio Grande do Sul vem a seguir, com 16 cursos de graduação. Na seqüência, aparecem os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, onde 13 escolas formam arquitetos. O Paraná tem 11 cursos. Piauí, Sergipe e Tocantins contam, cada um deles, com uma escola de ensino de arquitetura. Mas, haverá trabalho para tantos jovens? Estarão eles recebendo formação adequada? Desde que foi aplicado pela primeira vez, em 1996, pelo Ministério da Educação, o Exame Nacional de Cursos (Provão) ainda não analisou os cursos de arquitetura. Em 2002, porém, eles serão incluídos na avaliação. Que retrato surgirá?

Novos sotaques

Ao final de 2001, a Abea – Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura contabilizava a existência de quase 140 cursos de arquitetura no país.
A maior parte deles funciona no estado de São Paulo, que tem 41 cursos. O Rio Grande do Sul vem a seguir, com 16 cursos de graduação.
Na seqüência, aparecem os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, onde 13 escolas formam arquitetos. O Paraná tem 11 cursos. Piauí, Sergipe e Tocantins contam, cada um deles, com uma escola de ensino de arquitetura.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 6,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 6,99 mensaisJá sou assinante