Nelson Dupré: Sala São Paulo de Concertos, São Paulo

A estação ferroviária Júlio Prestes integra um conjunto de edificações históricas (Pinacoteca do Estado, Estação da Luz, prédio do Dops/Deops) situadas no bairro da Luz, região central paulistana, e tombadas pelo patrimônio histórico. O prédio foi escolhido há três anos pelo governo estadual para ser a sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), dotando a cidade de uma nova sala de concertos. O arquiteto Nelson Dupré, que desenvolveu o projeto de restauro e de criação do espaço, propôs uma intervenção que concluiu o prédio - inacabado - e preservou suas características originais.

Projetado por Christiano Stockler das Neves, o prédio de estilo eclético começou a ser construído em 1926. Até 1938, o projeto original sofreu várias modificações, sendo entregue inacabado. O terceiro pavimento e parte do arremate de cobertura da fachada foram eliminados, o que resultou na desproporção entre a elevada torre do relógio e o restante do edifício. A grande quadra central abrigaria um saguão coberto por cúpula de vidro para os passageiros da primeira classe. Esse espaço nunca foi executado, transformou-se em jardim e agora é ocupado pela sala de concertos. O térreo construído com pé-direito um metro e meio acima do projetado também ajudou a desequilibrar a composição da fachada.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 6,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 6,99 mensaisJá sou assinante