(Foto: Manuel Sá)

NEBR Arquitetura: Casas populares, Paudalho, PE

Com 16 casas populares concebidas pelo escritório NEBR Arquitetura, o loteamento Jardim das Oliveiras está localizado em Paudalho, cidade a cerca de 40 quilômetros de Recife, na Zona da Mata Norte. Passado um ano desde a conclusão das moradias da primeira etapa do projeto, o novo conjunto de 8 residências mantém preceitos arquitetônicos de boa qualidade espacial e expressividade estética. Ambas as fases do projeto estão apresentadas a seguir.

O cliente é um empresário local que decidiu investir na construção de casas no loteamento Jardim das Oliveiras, em Paudalho, PE, composto por cerca de 190 lotes e, embora localizado não distante do centro de Recife, ainda caracterizado por ambiência rural. A ideia foi vender as unidades pelo programa habitacional Casa Verde e Amarela (CVA) para população com renda de até dois salários mínimos, o que se enquadra na faixa 1,5 do programa e prevê a obtenção de subsídio federal de até 47,5 mil reais e financiamento a longo prazo com taxas de juros mais baixas. Para se adaptar às regras do CVA, a demanda foi por um projeto enxuto e que pudesse ser executado pela mão de obra local – em 120 dias de obra, em média, construiu-se cada residência – , mas que fugisse do padrão convencional das casas populares e superasse os desafios das limitações financeiras e de área para um programa que estabeleceu três quartos por unidade, sendo um deles suíte. Na análise dos arquitetos, dois quartos por unidade seria alternativa condizente com a área disponível mas, mesmo assim, o projeto é hábil em lidar com as restrições de espaço.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 2,99 mensaisJá sou assinante