(Foto: Meireles Junior)

Natureza Urbana: Revitalização do centro histórico de São Luís, Maranhão

Três intervenções realizadas em duas sessões com escalas crescentes de abrangência conformam o conjunto de projetos urbanos desenvolvidos pelo Natureza Urbana para espaços públicos da região central da capital maranhense. Participação popular e a adoção de estratégias para a longevidade da requalificação urbana são destaques dos projetos.

Em 2018, no contexto do Programa de Revitalização do Centro Histórico de São Luís, uma concorrência pública vencida pela consorciada HProj para os projetos de engenharia e pelo Natureza Urbana, de São Paulo, para o conjunto de projetos multidisciplinares, tratava da requalificação de duas praças do centro da cidade. Relativamente próximas entre si, são elas as praças da Misericórdia e a da Saudade. Pouco depois, com a reformulação das praças ainda em andamento, a equipe foi incumbida de um projeto maior e também próximo ao centro histórico, de redesenho do Terminal Rodoviário e de longo trecho de sua principal via de acesso, lindeira aos estuários dos rios Anil e Bacanga. Nele, aplicou metodologia de trabalho e soluções de arquitetura e desenho urbano semelhantes às das praças, de modo que as intervenções configuram um conjunto coeso.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 7.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Clique e assineJá sou assinante