(Foto: Joana França)

Muna Hauache: Casa da Floresta, Manaus

Primeiro projeto de arquitetura de Muna Hauache, a Casa da Floresta está inserida em terreno com presença de mata nativa em Manaus, capital do Amazonas. Preservar o solo e as árvores, valer-se do sombreamento gerado por elas para criar uma casa transparente, em amplo contato com o ambiente externo ainda que o índice de impermeabilização do solo pela morada seja de apenas 2% da área do terreno, são alguns dos preceitos do projeto. Mas também importa a racionalidade de meios, quantitativa e qualitativamente. Peças de reúso se tornam protagonistas da arquitetura, e a segmentação de esquadrias, por causa da inviabilidade financeira dos grandes vãos, qualificam o projeto.

Nascida em Manaus, Muna Hauache é graduada pela FAU/USP em 1991, tendo se transferido para São Paulo quando ainda não existia, em 1985, curso de arquitetura e urbanismo na capital amazonense. Antes, cursara a Escola Técnica Federal do Amazonas, na área de  edificações. Foram 20 anos de permanência em São Paulo depois da sua formação, período em que atuou com cenografia de teatro – em 1996 ela estagiou na Comédie-Française, em Paris – e decoração de espaços comerciais. Atividade, esta última, já vista com certo preconceito por ela mesma, mas que declara devidamente superado. O desenho da sua residência, que publicamos aqui, é a estreia de Muna Hauache em projetos de edificações, no qual resgata o cuidado com os detalhes e a visão pragmática vinda da sua experiência com a arquitetura efêmera: “É grande a liberdade de criação na cenografia, mas o raciocínio é parecido ao de qualquer outro projeto. Certo que as regras são mais rígidas na arquitetura, mas conduzi a minha obra como se fosse a de um cenário, no sentido da coordenação próxima, sem abandonar o canteiro, e da inventividade na adaptação dos materiais”.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 2,99 mensaisJá sou assinante