Mulheres na arquitetura: perspectivas

Primeiro um ato de reparação histórica, depois o descortinamento de uma causa à parte. A discussão feminista da arquitetura e urbanismo ganhou novo fôlego a partir dos anos 2000, tanto nas esferas hegemônicas da profissão quanto naquelas que, periféricas à primeira vista, têm se mostrado centrais para a revisão crítica do papel disciplinar na sociedade contemporânea. Mulher branca, mulher negra, mulher indígena, mulher em fragilidade social, mulher latino-americana. São muitas as realidades que importam para fazer jus, na teoria e na prática, à maioria de mulheres, hoje, na arquitetura e urbanismo no Brasil, e às complexidades inerentes à vida contemporânea.

O convite a Anna Juni para assinar a seção Perspectiva desta edição especial da PROJETO, Mulheres na Arquitetura, transformou-se em uma ação coletiva. Professora da Escola da Cidade, em São Paulo, a arquiteta (sócia-fundadora do escritório Vão) estendeu o chamado às estudantes do Coletivo Feminista Carmen Portinho, daquela escola, para juntas elaborarem o cartaz que publicamos na página final da revista. “A nossa crença, hoje, é no processo coletivo de projeto. Começamos o debate pela questão do apagamento feminino na profissão por causa da autoria centralizada na figura do mestre – homem, branco -, quando muito ‘amparado’ por uma mulher, companheira de vida ou não”, narra Juni os passos iniciais da ação. A aspiração feminina por justiça e respeito na profissão foi outro dos temas cotejados pelo grupo, até que a conversa enveredasse para uma narrativa histórica. Selecionaram, assim, trecho de um texto de Beatriz Colomina – Architectureproduction – pertencente ao livro This is not architecture: Media constructions, de 2002 (editado por Kester Rattenbury e publicado pela Routlegde, de Londres), para nortear a criação.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 7.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Clique e assineJá sou assinante