Moojen & Marques Arquitetos Associados: Centro comercial, Porto Alegre

Ao contrário do que possa sugerir o nome do bairro onde ele se localiza - Tristeza -, o centro comercial Jardins da Praça, implantado na zona sul de Porto Alegre, assume aspecto alegre, ainda que não efusivo. Desenhado por Moacyr Moojen Marques, Sérgio Marques e José Carlos Marques, do escritório Moojen & Marques Arquitetos Associados, o conjunto revela uma arquitetura frugal, cuja simplicidade se mostra em consonância com a atmosfera ainda ligeiramente provinciana do entorno.

O projeto do centro comercial Jardins da Praça proporcionou a Moojen & Marques a oportunidade de retornar a um tema que seus integrantes já haviam trabalhado, ao implantar o centro comercial Nova Olaria, na capital gaúcha, e o Paseo Kolmam, em Capão da Canoa, no litoral do estado. Ambas as intervenções eram cuidadosas na inserção em tecidos urbanos e tiravam partido de edificações existentes – “uma rearquitetura de tipologias referenciais”, nas palavras de Sérgio Marques, um dos sócios do escritório.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 7.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Clique e assineJá sou assinante