MMBB Arquitetos: Clínica odontológica, Orlândia, SP

A clínica odontológica, com apenas 180 metros quadrados construídos, fica em Orlândia, cidade agroindustrial do interior paulista. O projeto é de Angelo Bucci, Fernando de Mello Franco, Marta Moreira e Milton Braga, do MMBB Arquitetos. A equipe - sobretudo Bucci, nascido em Orlândia - é responsável por diversos projetos na cidade, entre eles uma clínica de psicanálise (PROJETO DESIGN 237, novembro de 1999).

À primeira vista, aproximam-se bastante este projeto e o da clínica de psicanálise, trabalho selecionado este ano pela Fundação Mies van der Rohe como um dos melhores da América Latina concluídos nos últimos dois anos. A diferença está na relação que estabelecem com a cidade. Com complexa volumetria, o projeto anterior foi implantado em lote no meio da quadra, dificultando a percepção da obra e deixando transparecer, para o transeunte, o espaço não construído. Desta vez, implantada em lote de esquina, a edificação é favorecida pela situação urbana. Além disso, a percepção é facilitada pela simplicidade do volume de planta retangular, de 7 x 21,5 metros, construído junto aos alinhamentos. No entanto, a simplicidade pára por aí: os elementos da construção, desde a fôrma do concreto até a caixilharia, são tratados com extrema delicadeza e requinte.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 7.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Clique e assineJá sou assinante