Michael Wilford: Lowry Centre, Manchester, Inglaterra

O Lowry Centre, projeto do arquiteto inglês Michael Wilford (ex-sócio de James Stirling), é a peça principal do projeto de revitalização de Salford Quays, a região das antigas docas do canal de Manchester, na Inglaterra. Inaugurado no início do ano passado, o centro pretende criar um novo pólo turístico e cultural que, segundo a prefeitura local, deverá atrair cerca de 3,5 milhões de visitantes por ano.

Todos os acessos de Salford Quays convergem para uma praça triangular de 4 500 metros quadrados, um amplo espaço aberto para eventos, com capacidade para 10 mil pessoas. O Lowry Centre ocupa um dos três lados da praça. Nos outros dois estão o Digital World Centre, que deve ser aberto no final deste ano, e um prédio já construído, com lojas, cinemas e lanchonetes. Os investimentos nessa área começaram no início da década de 1980, com a criação da rede de infra-estrutura de transportes e melhoria da qualidade da água do canal. Hoje, o visitante chega a Salford Quays de automóvel, pelo sistema de trens rápidos da Grande Manchester (o Metrolink) ou pela passarela elevadiça  que faz a ligação de pedestres entre o Lowry Centre e o novo Museu da Guerra Imperial, de Daniel Libeskind, do outro lado do canal, em construção e com inauguração prevista para 2002.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 7.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Clique e assineJá sou assinante