Metroquadrado: Residência da Araucária, Urubici

A casa/pavilhão que o escritório Metroquadrado projetou para uma propriedade rural situada em Urubici, SC, é uma harmoniosa resposta à topografia do lote em aliança com a exuberância da paisagem serrana, marcante sobretudo a partir da sua face norte. Elementos estruturais metálicos e fechamentos em steel frame são complementados por esquadrias de PVC.

Situada na região serrana de Santa Catarina, Urubici destaca-se pela produção de hortaliças e pelo turismo, este valorizado tanto pela exuberância da paisagem como pelo registro de nevadas no inverno. Com média anual de 16 graus, na época do frio não é raro os medidores caírem para abaixo de zero – no morro da Igreja, uma das atrações locais, teria sido registrada a mais baixa temperatura do país, 17,8 graus negativos. É em uma fazenda a cerca de dez quilômetros da cidade que os arquitetos do estúdio Metroquadrado projetaram uma casa de lazer, tendo como partido a valorização da vista (ainda que a distância) dos vales ao norte do lote. Consideraram também a permanência de uma araucária presente no descampado do terreno e, avaliando prós e contras, concluíram que a melhor forma de implementar a proposta seria recorrer à construção industrializada. Adotaram, então, a estrutura metálica como material básico, combinando-a com a tecnologia steel frame. A intenção dos arquitetos era ter uma obra seca e com baixa geração de resíduos, empregando o concreto apenas nas fundações.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 7.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Clique e assineJá sou assinante