(Foto: Leonardo Finotti)

Metro Arquitetos: Anexo da Casa Ibiúna, São Paulo

A discrição com que os novos volumes se aproximam da construção existente - uma residência dos anos 90 - é indicativa da costura que o projeto do Metro Arquitetos faz entre os tempos diversos da construção. A demanda era pelo complemento da área de lazer externa, para o que Martin Corullon e Gustavo Cedroni, titulares do escritório, encaixaram novos volumes na topografia, mas não só. Redesenharam pisos, criando um percurso e um elemento visual de integração entre os núcleos da casa.

Localizada em terreno de condomínio privado de Ibiúna, à beira da represa, a residência é a morada de uma família que vive alternadamente no Brasil e no exterior. Uma particularidade é a pequena escala do empreendimento – composto por dez casas apenas -, de par com a sua inserção em meio à densa vegetação e com a vista que se tem da água a partir da totalidade do lote. Não há muros entre as propriedades e a expectativa do cliente era melhorar a permanência no ambiente externo, qualificando a natureza de refúgio da morada.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 7.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Clique e assineJá sou assinante