messina | rivas: Loja Le Soleil d’été, São Paulo

Tem presença marcante nos projetos do estúdio os materiais ordinários construtivos. Nesta loja de roupas, localizada em São Paulo, a telha cerâmica é que confere identidade à arquitetura, associada a um corpo multifuncional que acomoda as diversas funções do programa, alongando-se com inteligência pelo espaço.

Ao entrar na loja de roupas Le Soleil d’été, desenhada pelos arquitetos do estúdio messina | rivas, de São Paulo, a atenção do visitante é atraída para o alto à direita, tanto em função da existência de uma zona de pé-direito maior quanto, e sobretudo, pela textura de uma das superfícies que o delimitam. Constituída pela justaposição alternada de pedaços de telhas de barro, cortadas com 15 centímetros de espessura, a presença em destaque de um material básico construtivo é contraponto ao vocabulário arquitetônico comum às lojas do Shopping Iguatemi, o luxuoso centro de compras paulistano aonde está localizado o projeto. Ao mesmo tempo, porém, dada a aparência de escama de peixe resultante, o elemento se adequa ao imaginário da marca de roupas, onde importam a artesanalidade e a referência ao universo aquático.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 7.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Clique e assineJá sou assinante