(Foto: Fran Parente)

Matheus Farah e Manoel Maia Arquitetura: Loja conceito da Dengo Chocolates, São Paulo

Percorrendo um ciclo completo, desde o plantio do cacau até a fabricação e o consumo do produto, o universo referencial do projeto da dupla de arquitetos para a loja conceito da Dengo Chocolates, em São Paulo, a primeira de rua da marca, é povoado pela madeira, tons terrosos e a cor vermelha do fruto. A habilidade em projetar interiores, fazendo do mínimo detalhe à grande superfície os elementos de um discurso visual elegante e coeso, associada à capacidade de inovar dos arquitetos, faz da loja um acontecimento importante: é a primeira edificação brasileira multipavimentos, feita com pilares, vigas, paredes e lajes de madeira engenheirada.

Em 2017, no início do projeto, loja e uma fábrica da Dengo Chocolates eram previstas para compartilharem espaço na nova unidade da marca no bairro dos Pinheiros, em São Paulo. Matheus Farah e Manoel Maia, encarregados da tarefa, haviam há pouco realizado o seu primeiro trabalho para a marca, concebendo os abrigos para a fermentação do cacau em uma fazenda localizada em Ilhéus, na Bahia. A experiência com as chamadas Estações Cacau Conduru, cuja construção terminou em 2018, instruiu os arquitetos sobre os princípios da plantio do cacau e da produção do chocolate, notadamente despertando o seu interesse, eles relatam, o sistema denominado Cabruca, de crescimento da planta à sombra das árvores da Mata Atlântica. Deriva da prática, recorrente no sul da Bahia, o incentivo à preservação da floresta nativa, aspecto dominante do campo de referências dos arquitetos quando foram encarregados do projeto do misto de loja (a primeira, de rua) e fábrica da Dengo em São Paulo. Além do olhar para a sustentabilidade, o seu imaginário criativo atentava também para a madeira naquele momento – usada, por exemplo, na confecção dos cochos onde fermenta o cacau -, assim como para a cor vermelha do fruto e para o clima tropical em que crescem as árvores. Todos aspectos resgatados no projeto porvir.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 7.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Clique e assineJá sou assinante