Piso de vidro interliga visualmente os espaços do hall social

Marco Donini: Edifício Saint Thomas, São Paulo

Há vários elementos que marcam diferenças em edifícios como o Saint Thomas, projetado pelo arquiteto Marco Donini: tipologia dúplex, sinuosidade da fachada, revestimento de pastilha de vidro - e incorporação e construção a cargo de jovens investidores. Sem “vícios de mercado”, houve maior liberdade no processo de criação e, portanto, as idéias foram estudadas e obtiveram melhor acolhida.

As pastilhas que revestem a fachada formam uma trama de confetes

Composto por 12 unidades-tipo e duas coberturas tríplex, o edifício adota soluções que misturam referências ao entorno – o bairro de Higienópolis – a arranjos arquitetônicos destinados a viabilizar legalmente o empreendimento (é o caso da definição da tipologia dúplex como modelo para lotes estreitos). O mercado imobiliário considerava de difícil comercialização o terreno de apenas 12,5 metros em que está implantado o prédio. Dez anos atrás, Donini já havia tentado ocupá-lo, pensando no apartamento de dois pavimentos como a única forma de fazê-lo – mas a proposta não prosperou por razões de mercado. Desta vez foi aceita, tanto como solução para a exigüidade do lote quanto para responder às exigências de órgãos municipais.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 6,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 6,99 mensaisJá sou assinante