(Foto: Manuel Sá)

Luciano Lerner Basso: Casa Fortunata, Caxias do Sul, RS

Localizada em meio à remanescências de Mata Atlântica, o projeto desta casa de Caxias do Sul alia a racionalidade espacial e de meios com uma intensa conexão visual com a paisagem ao redor. Poucos pontos de apoio sustentam a casa, suspensa do solo, enquanto que paredes estruturais de concreto delimitam os setores internos, sem comprometer a integração dos espaços ou sequer a vista para a natureza circundante. Trata-se, assim, de uma casa com ambiência intimista, dedicando-se porção significativa da implantação a um pátio aberto.

A densa vegetação registrada nas fotos da Casa Fortunata, projeto de Luciano Lerner Basso para um terreno da gaúcha Caxias do Sul, não significa possuir o lote localização remota ou protegida por empreendimento privado. Antes, como explica o autor do projeto, a casa pertence a bairro tradicional, aberto, e está situada a cerca de quinze quilômetros do centro da cidade e a três da praça do bairro. Mas uma característica especial do lote é estar posicionado em uma extremidade do arruamento, na vizinhança de um conjunto vegetal com remanescências de Mata Atlântica.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 2,99 mensaisJá sou assinante