(Foto: Nelson Kon)

LoebCapote Arquitetura e Urbanismo: Intervenções na Natura Cajamar, São Paulo

Duas décadas depois de iniciado um dos projetos emblemáticos da sua carreira, a Natura Cajamar, Roberto Loeb assina duas novas intervenções no campus fabril. O programa é o da revitalização de espaços e o da implantação de um centro de inovação de desenvolvimento do produto, alterando-se profundamente a organização dos laboratórios da empresa. O resgate do arquiteto na obra é, na visão de Loeb, indicativa da consciência da empresa do papel fundamental da arquitetura no seu histórico de sucesso.

O projeto da Natura Cajamar, complexo fabril e administrativo da empresa de cosméticos localizado no município a oeste de São Paulo, foi um dos pontos de virada da carreira de Roberto Loeb. Vencedor de concurso fechado promovido pela empresa em 1996, durante cinco anos o arquiteto esteve envolvido com a concepção do projeto e o acompanhamento da obra, cuidando dos detalhes executivos e conceituais para a criação de um campus fabril onde fosse prazeroso trabalhar. Isolar o empreendimento em relação a cidade aproveitando do bolsão verde envoltório era um dos modos de atingir o objetivo – o arquiteto anteviu a importância estratégica de um lote vizinho que resguarda a Natura de parque industrial implantado nas imediações anos depois. Também o era a ideia de criar um percurso que surpreendesse os funcionários em seu cotidiano, tanto arquitetônica – volumetrias variadas das edificações e as suas qualidades espaciais internas, tendendo a uma certa monumentalidade por causa dos vazios e pés-direitos elevados conjugados à farta luminosidade – quanto paisagisticamente. Afastadas entre si, as edificações se intercomunicam através de passarelas externas por onde se veem as áreas verdes do campus a partir de pontos de vista privilegiados. “Surpresas sucessivas” e “arquitetura de espaços abertos”, resume Loeb o projeto, que concebeu amparado pela relação de confiança estabelecida entre contratante e arquiteto.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 2,99 mensaisJá sou assinante