(Foto: Joana França)

Laurent Troost (Implurb): Casarão da Inovação Cassina, Manaus

A inauguração do Casarão da Inovação Cassina em novembro de 2020, um coworking do centro de Manaus voltado a profissionais liberais e empresas de economia criativa, foi a bem-sucedida conclusão da direção de Laurent Troost do Instituto de Planejamento Urbano da Prefeitura de Manaus (Implurb), iniciada em janeiro de 2013 e terminada em dezembro daquele ano. Foram sete anos desde o início do projeto até a conclusão de um trabalho que envolveu competências diversas: arquitetura, restauro, economia, urbanismo.

Parte das iniciativas a favor da revitalização do centro da capital do Amazonas, o projeto incide sobre um imóvel em desuso desde os anos de 1960 e que se encontrava em estado de ruína: sem cobertura, esvaziado e tomado por vegetação espontânea, restavam as suas três fachadas, trechos de paredes de contenção no subsolo e três colunas de ferro fundido no térreo. Antiga propriedade de Andrea Cassina, o casarão construído em 1896 para funcionar como pensão foi posteriormente usado como hotel.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 2,99 mensaisJá sou assinante