(Foto: Joana França)

Laurent Troost: Galpão Tropical, Manaus

É um micro clima, uma ambiência de floresta tropical resgatada na paisagem árida da cidade. Em um estreito e comprido terreno de bairro de Manaus, no Amazonas, o projeto de Laurent Troost para um escritório junto de espaço de lazer residencial é envelopado por densa vegetação e, ainda que discreta frente à exuberância do paisagismo, é potente a arquitetura - feita com elementos de delicada dimensão.

A malha viária é regular mas nos grandes quarteirões da região, o bairro Cachoeirinha, em Manaus, alternam-se lotes maiores com uma intrincada retícula de estreitas propriedades, nem todas com acesso direto a partir da rua. Margaret Cerqueira, uma das contratantes da arquitetura, explica que a estreita e comprida faixa de terra do projeto é o que restou de um antigo grande pomar adquirido pelos seus avós por volta dos anos de 1940, quando se expandiam demograficamente os bairros próximos ao centro da cidade. A arqueóloga, sócia de Vanessa Benedito na Muiraquitã Consultoria em Arqueologia, esta última também contratante do projeto de Laurent Troost para o misto de área de lazer residencial e escritório que publicamos aqui, elucida a fragmentação dos lotes do bairro explicando que era costume dos manauara construírem pequenas casas em torno das habitações principais dos terrenos, utilizadas posteriormente como kitinetes.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 2,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 2,99 mensaisJá sou assinante