Pórticos fazem a conexão entre os diferentes setores da empresa e simbolizam as etapas de tratamento da água

L. A. de Arquitetura e Engenharia: Escritório distrital da Copasa, Itajubá, MG

A Copasa, empresa de saneamento do estado de Minas Gerais, implantou há dois anos uma unidade no município de Itajubá. O projeto, de autoria do escritório L. A. de Arquitetura e Engenharia, procurou distribuir as diferentes necessidades do programa em blocos independentes dentro de um terreno de 30 mil metros quadrados. No centro do conjunto há um canal de água límpida e tratada, marcado por pórticos que simbolizam as diferentes etapas de tratamento. Além disso, eles estabelecem a conexão entre os blocos e são fundamentais na composição formal da edificação.

A cidade de Itajubá, localizada no sul de Minas Gerais, fica às margens do rio Sapucaí. No verão, o calor é muito forte; no inverno, as temperaturas baixam drasticamente. Para oferecer razoáveis condições de conforto térmico, os projetos desenvolvidos para a região devem levar em conta essas condições. Esse é um dos principais aspectos da proposta para o distrito operacional da Copasa naquele local, responsável pelo sistema de abastecimento de água de 18 municípios.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 6,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 6,99 mensaisJá sou assinante